Voltar

130 Anos da Linha da Beira Alta

Pesquisar eventos

130 Anos da Linha da Beira Alta

De a
Pampilhosa, Mealhada
Esta exposição, a ter lugar no edifício da Junta de Freguesia da Pampilhosa, é uma organização conjunta desta entidade com o Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa - GEDEPA e alguns railfans, e com a qual se pretende assinalar os 130 anos da Linha da Beira...
A Linha da Beira Alta é uma linha ferroviária internacional que liga o entroncamento ferroviário da Pampilhosa (Linha do Norte) à fronteira com Espanha, em Vilar Formoso, com percurso paralelo ao eixo do rio Mondego. É a principal ligação ferroviária de Portugal com a Europa.
Com cerca de 250 quilómetros, esta linha é considerada uma das mais belas de Portugal, devido ao seu variado cenário, e à quantidade de túneis e pontes que atravessa (13 túneis, totalizando quase 4 quilómetros, e 14 pontes, com o comprimento total de mais de 1600 metros).
A construção da Linha da Beira Alta foi iniciada em Outubro de 1878 e concluída em Junho de 1882. A sua inauguração ocorreu em 3 de Agosto de 1882, tendo a obra sido deixada ao cargo de uma companhia suportada pela Societé Financière de Paris.

A 3 de Agosto de 1882, um comboio composto por onze carruagens, partiu da Figueira da Foz a meio da tarde, com a comitiva da família real.

Nele seguiam D. Luís, D. Maria Pia e os Infantes D. Carlos e D. Afonso. O comboio era antecedido por uma máquina isolada para prevenir algum acidente.

Mesmo ao fim da tarde, o comboio chegou a Mangualde onde se notou algum entusiasmo e a família real pernoitou até de madrugada.

O comboio partiu de madrugada e chegou à estação da Guarda perto das 10 horas. Nos apeadeiros, por onde passou, muita gente se ajoelhou à passagem da família real.

Após uma pequena paragem na Guarda o comboio seguiu viagem a caminho de Vilar Formoso.

Na recepção aos ilustres visitantes juntam-se também alguns Espanhóis.

Foi servido um almoço comemorativo da visita da família real, estando presente Fontes Pereira de Melo, num lugar de destaque.

A meio da tarde a comitiva retorna à Guarda e iniciava uma visita mais atenta à cidade e à catedral.

A presença da família real deu motivo a festas e manifestações de regozijo com vivas a Fontes Pereira de Melo.

Suas Majestades hospedaram-se no Governo Civil onde lhes foi servido um banquete de muitos talheres.

 

 

 
 
 


Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Hotel Paraíso
Oliveira do Bairro
Hotel Paraíso esta situado no centro da cidade de Oliveira do Bairro, Região da Bairrada / Centro de Portugal, próximo dos nós da auto-estrada...
Hotel das Termas da Curia
Tamengos, Anadia
Belíssimo Resort com Hotel, TermaSpa e Parque arborizado.

É através dos 5 sentidos que o convidamos a experienciar todas as nossas ofertas...
Alegre Hotel Bussaco
Luso, Mealhada
O Hotel Alegre é um boutique hotel histórico, familiar e intimista, localizado nas Termas de Luso, no sopé da romântica Mata do Buçaco, um refúgio de...
Curia Clube - Apartamentos Turísticos
Tamengos, Anadia
Apartamentos turísticos para férias, habitação secundária bem no coração da Curia onde a tranquilidade predomina.
  • Instituição
  • Desenvolvido por