Fonte dos Castros

Ançã, Cantanhede

Apresentação
Datada de 1674, a Fonte de Ançã tem um caudal de 20640 litros por minuto.
De "chapuz"e forma quadrada, coberta por abóboda com telhado e sustentada por 3 arcos e cunhais rusticados, ostenta o brasão dos Castros, pertencente ao Marquês de Cascais, Senhor da Vila de Ançã.

Particularidades

Junto dos muros que rodeiam este recinto, existem bancadas capeadas de pedra, que serviam de poiais aos cântaros de vinte litros e aos canecos de madeira com que as moças levavam água para as suas casas, e bancos para os moços que sequestravam as esbeltas raparigas ou as esperavam ao entardecer, para o namoro combinado ou para lhes matarem a sede com a água fresquinha bebida dos próprios cântaros, que depois ajudavam a pôr à cabeça, num gesto de galanteria cavalheiresca.

Observações

Segundo Vergílio Correia e A. Nogueira Gonçalves, a fonte terá sido usada pelos romanos, tendo sido encontrado mosaicos na sua proximidade.
Ali nasce uma nascente importante, e uma ribeira - a Vala de Ançã - que atravessa a Vila, servindo as suas águas para regar as terras agrícolas até à povoação vizinha (S. João do campo).
Contactos
Fonte dos Castros
Rua Dr. Jaime Cortesão
3060 Ançã

Coordenadas: N: 40º16'22, W: 8º31'31
Como chegar até nós
Insira a sua localização
Deixe o seu comentário
Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Curia Palace, Hotel, SPA & Golf
Tamengos, Anadia
A maior experiência de resort histórico de Portugal. Convenientemente localizado à saída da A1 na Mealhada, um dos mais belos e lendários hotéis de...
Hotel Astória
, Coimbra
O mais antigo, emblemático e central hotel de Coimbra, que proporciona uma estadia de forte carácter ao sabor do ambiente original dos Dourados e...
Curia Clube - Apartamentos Turísticos
Tamengos, Anadia
Apartamentos turísticos para férias, habitação secundária bem no coração da Curia onde a tranquilidade predomina.
Estalagem de Sangalhos
Sangalhos, Anadia
A Estalagem de Sangalhos combina a hospitalidade tradicional com um peculiar cenário natural.
  • Instituição
  • Desenvolvido por