Voltar

Museu Nacional Machado de Castro

Sé Nova, Coimbra

Apresentação
O Museu Nacional Machado de Castro abriu ao público em Outubro de 1913, tendo sido elevado à categoria de Museu Nacional no ano de 1965. Depois de uma requalificação recente é possível conhecer o Criptopórtico romano de Aeminium.

Observações

O conjunto dos seus edifícios foi classificado em 1910 como Monumento Nacional. O antigo Paço Episcopal assenta sobre o Criptopórtico do fórum de Aeminium, datado do século I d.c., constituindo a mais significativa construção romana conservada em território nacional.
Os diversos edifícios foram sendo erguidos ao longo dos séculos XII-XVIII, com a função de servir como residência episcopal. Das suas várias remodelações, destacam-se os vestígios de parte do claustro românico do período "Condal" (c. 1100-1140), a sua clássica e harmoniosa "Loggia" dos finais do séc. XVI e o templo barroco de São João de Almedina, construído entre os finais do século XVII e os inícios do seguinte.
O nome do Museu foi adoptado como forma de homenagear um dos maiores vultos da escultura nacional. Com efeito, Joaquim Machado de Castro (1731-1822) nasceu próximo de Coimbra e foi escultor régio durante os reinados de D. José I, D. Maria e de D. joão VI.

Particularidades

O património artístico do Museu Nacional de Machado de Castro é formado por diversas colecções que testemunham a riqueza da Igreja e a importância do mecenato régio, às quais foram ligadas as mais significativas obras de arte e alfaias religiosas do acervo. O seu espólio foi ainda enriquecido com diversas outras aquisições, legados e doações efectuados por particulares.
Destaca-se a escultura monocromática ou polícroma, em pedra e madeira, ilustrando através de numerosas obras-primas o labor das melhores oficinas flamengas e, igualmente, a evolução das escolas portuguesas, ao longo da Idade Média até ao final do século XVIII. Contudo, os núcleos de ourivesaria, pintura, cerâmica e têxteis impõem-se com igual importância e representatividade para a arte importada e no panorama da produção nacional.
O Museu foi alvo, recentemente, da requalificação e ampliação dos espaços arquitectónicos e museológicos, um projecto da autoria do arquitecto Gonçalo Byrne.

Estado de conservação

bom estado de conservação
Contactos
Museu Nacional Machado de Castro
Largo Dr. José Rodrigues
3000-236
Coimbra
Telefone: 239 853 070 / 239 823 727
Fax: 239 853 079
E-mail: mnmachadodecastro@imc-ip.pt
Web: http://mnmachadodecastro.imc-ip.pt
Coordenadas: N: 40º12'44, W: 8º25'3
Como chegar até nós
Insira a sua localização
Horários
Outubro a Março:
3ª a Dom. e feriado: 10h00-12h30 / 14h00-18h00

Abril e Setembro:
3ª a Dom. e Feriado: 10h00-18h00

Encerra à 2.ª, 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro

Nota: Autocarro: 1A, 1F, 34, 103
Deixe o seu comentário
Onde Ficar Alojamento na Bairrada
In Gold Hotel & SPA
Águeda
O In Gold Hotel & Spa é um Hotel de 4 estrelas de design contemporâneo, preparado para quem viaja em lazer ou negócios.
Esta unidade pauta-se...
Hotel Astória
, Coimbra
O mais antigo, emblemático e central hotel de Coimbra, que proporciona uma estadia de forte carácter ao sabor do ambiente original dos Dourados e...
Hotel Moliceiro
Vera Cruz, Aveiro
Em pleno centro da Cidade, romântico, familiar, e de design cuidado, esta unidade vive em harmonia com a envolvente zona de verde e de água, frente...
Hotel Paraíso
Oliveira do Bairro
Hotel Paraíso esta situado no centro da cidade de Oliveira do Bairro, Região da Bairrada / Centro de Portugal, próximo dos nós da auto-estrada...
  • Instituição
  • Desenvolvido por