Voltar

A CELEBRAR DESDE 2010 O CENTENÁRIO DAS CAVES SÃO JOÃO

07 JUL 2020
No ano de 2010, as Caves São João iniciaram um projecto para as comemorações do Centenário das Caves a acontecer em 2020 sob a temática 100 Anos de História. Deste projecto, constou a edição anual de uma série limitada de garrafas de vinho de elevada qualidade cuja imagem reflectiria um acontecimento marcante, por cada década da história do sec. XX/XXI.

 

Este projecto/colecção que chega agora ao fim, contou com a criação de 11 vinhos diferentes que fizeram parte do portofólio das Caves São João ao longo dos 100 Anos, sendo o último o lançamento de um vinho do Porto, tal como foi iniciada a actividade comercial das Caves São João em 1920.

Perante a importância da efeméride, firmou há já alguns anos uma parceria com um  prestigiado produtor nacional de vinho do Porto, Dirk Niepoort, que connosco escolheu um vintage de eleição para este momento comemorativo.

Fechando a colecção do centenário com o vinho 100 Anos de História Caves São João , o Vinho do Porto Vintage 2017.

Foram preparadas 1000 garrafas, que numa primeira fase, estarão apenas 100 garrafas em comercialização.

Neste dia foi apresentado também o espumante do Centenário que foi pensado e começou a ser preparado na vindima de 2015 para brindarmos aos 100 Anos das Caves São João! 

Trata-se de um espumante da Bairrada, Bruto Natural, da colheita de 2015, 100% Pinot Noir com 48 meses de estágio sob as borras em cave. Numa edição limitada e garrafas numeradas, foram engarrafadas 2774 garrafas. 

EVENTO DIA 24 DE JUNHO DE 2020 DIA DE SÃO JOÃO

O lançamento do vinho dos 100 Anos iniciou-se com uma missa celebrada pelo Padre Manuel Melo, na Capela do São João Batista em São João da Azenha. Na missa tivemos a Soprano Beatriz Direito e no órgão Orgão Ricardo Toste um instrumento musical de tubos móvel a que batizou de Baga. De seguida, realizou-se uma breve visita pelas instalações da empresa dando a conhecer aos convidados institucionais, jornalistas e alguns clientes, os mais recentes investimentos.

A celebração prosseguiu para a cave dos espumantes onde foi servido o almoço pelo Restaurante Rei dos Leitões, mais propriamente na galeria do São João. O almoço foi inspirado na gastronomia típica do dia de São João e da Bairrada ? caldo verde, sardinha, leitão da Bairrada. Nas entradas aproveitamos para relembrar aos convidados os vinhos antigos das Caves São João de várias décadas nomeadamente, 60, 70, 80, 90. Na sobremesa, pão de Ló e queijo harmonizou com o vinho 100 Anos - Porto Vintage 2017. No final da refeição brindamos aos 100 Anos das Caves São João com o espumante do Centenário (100 Anos). 

No mesmo dia, pelas 18:00 horas, numa  organização conjunta Caves São João, Garrafeira Nacional, Cercial Vinhos e Tinto Cão, apresentamos os 2 vinhos online onde estivemos em directo das Caves com a Garrafeira Nacional, um dos maiores especialistas em vinhos de Portugal com mais de 90 anos de História, pela sua autenticidade, diversidade e raridade. Na Garrafeira Nacional estiveram presentes o seu Sommelier Nelson Guerreiro, representantes da Cercial Vinhos, e alguns convidados especiais tendo em conta as condicionantes do momento.

 

BREVE HISTÓRIA

Fundadas em 1920 pelos irmãos José, Manuel e Albano Costa, as Caves São João são uma empresa familiar que, a princípio, se dedicava à comercialização de vinhos finos do Douro e licores. É hoje a empresa familiar mais antiga em actividade na Bairrada.

Nos anos 30, com a interdição da elaboração dos vinhos do Porto fora de Vila Nova de Gaia, a empresa começou a comercializar vinhos de mesa da Bairrada. Nessa altura, iniciou também a produção de espumantes naturais pelo método champanhês, sendo de destacar, nesta fase, o importante papel do enólogo francês Gaston Mennesson que aqui trabalhou como consultor.

Durante décadas, as Caves prosperaram com a venda a granel. Já com os descendentes de um dos fundadores ao leme, Alberto e Luíz Costa, são criadas na década de 50 e 60 duas marcas que se tornaram muito fortes para as caves: Frei João, da Bairrada, e Porta dos Cavaleiros (Dão). Em 1971, as Caves São João adquiriram a Quinta do Poço do Lobo, onde plantaram castas que lhes permitiram inovar na criação de novos vinhos. Conciliando vanguardismo e tradição, as Caves São João mantêm-se hoje um produtor incontestado na área dos vinhos e vinhos espumantes à escala nacional e internacional.


 

Documentos relacionados
Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Estalagem de Sangalhos
Sangalhos, Anadia
A Estalagem de Sangalhos combina a hospitalidade tradicional com um peculiar cenário natural.
Curia Clube - Apartamentos Turísticos
Tamengos, Anadia
Apartamentos turísticos para férias, habitação secundária bem no coração da Curia onde a tranquilidade predomina.
Casa da Alzira
São Lourenço do Bairro, Anadia
A Casa da Alzira situa-se em Pedralva, São Lourenço do Bairro, bem no coração da Bairrada, terra de vinhos de qualidade e do famoso leitão à...
HMB Hotels
Fermentelos, Águeda
Totalmente renovado e situado no centro da vila de Fermentelos, HMB Hotel apresenta aos seus clientes um novo conceito. Dispõe de wi-fi gratuito em...
  • Instituição
  • Desenvolvido por