Voltar

Nossa Calcário Baga 2015 de Filipa Pato alcança 96 Pontos

04 ABR 2018
Vinho da Bairrada em grande destaque na publicação americana Robert Parker - Wine Advocate
 

Mark Squires, conceituado crítico norte-americano e responsável pela avaliação dos vinhos do nosso país na Robert Parker - Wine Advocate, ficou rendido ao 'Nossa Calcário Baga 2015', um Bairrada feito 100% com a casta Baga. Como resultado, este vinho desenhado pela produtora e enóloga Filipa Pato arrecadou uns merecidos 96 pontos, a "nota" mais alta para um Bairrada na respectiva publicação. 

 

De destacar o facto de o 'Nossa Calcário Baga? ser um projecto vínico partilhado por Filipa Pato e o seu marido, o sommelier belga William Wouters, no qual usam uma selecção de uvas provenientes de vinhas (velhas) da Bairrada, com idade média de 80 anos, várias das quais em regime de biodinâmica. Um tinto com estágio de 18 meses, parte em pipas de 500 litros, mas também num tonel de carvalho da Eslovénia, características que Mark Squires não descurou na sua avaliação. 

 

A frescura e a acidez natural da casta-rainha da região são enaltecidas pelo crítico americano, assim como a subtileza da madeira e as nuances de fruta. ?O grande sucesso da acidez é não sobrecarregar o vinho. Faz com que a fruta se deixe notar até ao final de boca, tornando o vinho muito refrescante e que seja bebido com prazer?, assinala Mark Squires. Para o efeito, recomenda a decantação do ?Nossa Calcário Baga 2015? durante 90 minutos. Fala ainda do poder deste tinto e afirma que se trata de um vinho muito gastronómico, para beber daqui por muitos anos, já que tem um potencial de guarda que o ajudará a desenvolver a complexidade necessária. ?Um superstar em potencial?, acrescenta.

 

?Embora o ?Nossa Calcário Baga 2015? já estivesse todo reservado, alocado e até expedido para os nossos importadores antes desta nota ser publicada, o impacto reflectiu-se de imediato nas vendas: em menos de um dia esgotou do stock nos pontos de venda. As duas próximas colheitas estão ao mesmo nível, pois as condições foram óptimas para a Baga. Pretendemos lançar o de 2016 em Setembro, como habitualmente fazemos, e o de 2017 no ano seguinte. O respeito pela vinha trabalhada de forma natural e o estágio de 18 meses na nossa cave é fundamental para a consistência que temos conseguido?, sublinha Filipa Pato.

 

A descrição casa bem com o potencial da casta Baga e, como consequência, com o trabalho que Filipa Pato tem vindo a fazer desde o momento em que começou a criar e produzir os seus próprios néctares: ?Vinhos autênticos. Sem Maquilhagem?. A frase repete-se em todas as suas garrafas e transpõe uma manifestação fidedigna de uma mulher com garra, presa às suas raízes bairradinas e, como tal, uma defensora da Baga, para que a casta seja reconhecida pelos entendedores e pelo público final.

 

Sobre Filipa Pato:

É filha do reconhecido e famoso Luís Pato, famoso produtor e enólogo da região da Bairrada. Por essa razão, a vinha e a adega fazem parte da sua vida desde muito cedo. Licenciada em Engenharia Química, pela Universidade de Coimbra, andou a vindimar pelo mundo - Bordéus, em França, Mendoza, na Argentina, e Margaret River, na Austrália. No regresso complementou a sua aprendizagem pelo universo vitivinícola com o pai, atitude convertida na criação do grupo ?Baga Friends? que, desde 2010, integra alguns produtores amigos da casta-rainha da Bairrada. Cinco anos antes - em 2005 - produziu os seus primeiros vinhos com nome próprio e, até hoje, trabalha apenas com uvas autóctones da região (Baga, Bical, Arinto, Cercial e Maria Gomes) ao lado do seu marido, o sommelier belga William Wouters.

Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Hotel Moliceiro
Vera Cruz, Aveiro
Em pleno centro da Cidade, romântico, familiar, e de design cuidado, esta unidade vive em harmonia com a envolvente zona de verde e de água, frente...
Hotel Paraíso
Oliveira do Bairro
Hotel Paraíso esta situado no centro da cidade de Oliveira do Bairro, Região da Bairrada / Centro de Portugal, próximo dos nós da auto-estrada...
Quinta das Lágrimas
Santa Clara, Coimbra
A Quinta das Lágrimas é muito mais que apenas um hotel de Charme. Ao conforto dos seus quartos e salas alia-se um passado histórico e uma lenda de...
Hotel Cabecinho
Arcos, Anadia
Hotel moderno com situação privilegiada na região do Vinho e do famoso Leitão à Bairrada.
Conforto, intimidade, eficiência e bom acolhimento é o...
  • Instituição
  • Desenvolvido por