Voltar

Pelourinho de Ançã

Ançã, Cantanhede

Apresentação
É um monumento de interesse público assim classificado por decreto a 11 de Outubro de 1933. Todo em pedra de Ançã, com cerca de cinco metros de altura, trata-se, segundo o historiador Dr. Jaime Cortesão, de um pelourinho barroco.

Estado de conservação

Quando os pelourinhos se encontravam danificados pelo tempo, eram substituídos. Deverá ter sido o que se passou em Ançã, pois este pelourinho apresenta características setecentistas, tendo sido reconstruído em 1875 ou 1876, a expensas do prior resignatário da vila, Rev. José Carlos de Paulo.

Observações

Em Ançã, o pelourinho foi erguido junto ao Paço do Marquês de Cascais, antigo donatário da vila, e apresentava na altura ferros, hoje desaparecidos.
O pelourinho de Ançã é composto por uma plataforma quadrangular, que está de acordo com o polígono do degrau de acesso. Sobre a plataforma ergue-se a coluna do pelourinho, com secção inferior quadrada e rusticada, e secção superior cilíndrica e lisa, sem decoração. Sobre o fuste ergue-se o capitel, sem ábaco, e ornamentado com folhas de acanto. Apresenta cerca de 5 metros de altura.
Contactos
Pelourinho de Ançã
Largo do Pelourinho
3060 Ançã

Coordenadas: N: 40º16'23, W: 8º31'21
Como chegar até nós
Insira a sua localização
Deixe o seu comentário
Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Hotel Astória
, Coimbra
O mais antigo, emblemático e central hotel de Coimbra, que proporciona uma estadia de forte carácter ao sabor do ambiente original dos Dourados e...
Hotel das Termas da Curia
Tamengos, Anadia
Belíssimo Resort com Hotel, TermaSpa e Parque arborizado.

É através dos 5 sentidos que o convidamos a experienciar todas as nossas ofertas...
Palace Hotel do Bussaco
Luso, Mealhada
O último palácio dos Reis de Portugal transformado no hotel mais lendário de Portugal, e num dos mais belos e históricos hotéis do mundo, bastião da...
Estalagem de Sangalhos
Sangalhos, Anadia
A Estalagem de Sangalhos combina a hospitalidade tradicional com um peculiar cenário natural.
  • Instituição
  • Desenvolvido por