Voltar

Bloomberg elogia três vinhos da Bairrada em artigo sobre Portugal

25 MAR 2021
Os vinhos de Portugal estão a desbravar cada vez mais terreno no que toca à presença e notoriedade nos mercados internacionais. Na semana passada, a famosa agência de notícias Bloomberg dedicou um artigo aos nossos néctares.

Com o título Bottles of Wine Under $25 That Taste as if They Cost Twice That, o autor Elin McCoy destacou quinze vinhos que custam menos de 25 libras, no Reino Unido, mas que elogia porque considera que valem o dobro. Vinhos emocionantes e com caráter autêntico, entre os quais estão três vinhos da Bairrada, dois brancos e um tinto: Arco d Aguieira branco 2017 (Quinta d Aguieira), Luís Pato Vinhas Velhas branco 2018 (Luís Pato) e Dinâmica Baga tinto 2019 (Filipa Pato).

 

Da Quinta d Aguieira  localizada em Águeda, a nordeste da Bairrada, com um incrível mosaico de micro-terroirs, pintado ao longo de 21 hectares, a Bloomberg destaca o recente lançamento Arco d Aguieira branco 2017. Elin McCoy define-o como um vinho maravilhosamente complexo e muito suave, a antever uma aposta ganha neste que é um ambicioso projecto da família Guedes, da Aveleda, na região da Bairrada. Um branco que privilegia a Maria Gomes (81%)  também designada como Fernão Pires e a casta branca mais plantada em Portugal , que combina com as variedades de uva Chardonnay (17%), Rabo de Ovelha (1%) e Bical (1%), estas três últimas estagiadas em barricas de carvalho francês de segundo ano, com bâttonage semanal.

 

Do consagrado Luís Pato, o eleito foi o seu Luís Pato Vinhas Velhas branco 2018, um blend de Bical (50%), Cercial (25%) e Sercialinho (25%), plantadas em vinhas argilo-calcárias e arenosas, em vinhas com mais de quarenta anos. Um vinho que une o caráter típico de um vinho branco da Bairrada com a interpretação pessoal que o produtor e enólogo tem da região. No copo, Elin define-o como um vinho muito elegante, que combina mineralidade e crocância.

 

Tal como o pai, a dispensar apresentações, está a enóloga e produtora Filipa Pato, recentemente eleita como a Enóloga do Ano 2020 pela Revista de Vinhos. Da sua autoria, em parceria com o marido, o sommelier William Wouters, é o Dinâmica Baga tinto 2019 que entra nesta singela lista de tesouros vínicos produzidos em Portugal e acessíveis no Reino Unido. Um tinto feito com a sua amada Baga, como não poderia deixar de ser, que se revela elegante e fresco, com um corpo médio e aromas de fruta preta e especiarias.        

Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Quinta das Lágrimas
Santa Clara, Coimbra
A Quinta das Lágrimas é muito mais que apenas um hotel de Charme. Ao conforto dos seus quartos e salas alia-se um passado histórico e uma lenda de...
Estalagem de Sangalhos
Sangalhos, Anadia
A Estalagem de Sangalhos combina a hospitalidade tradicional com um peculiar cenário natural.
Curia Palace, Hotel, SPA & Golf
Tamengos, Anadia
A maior experiência de resort histórico de Portugal. Convenientemente localizado à saída da A1 na Mealhada, um dos mais belos e lendários hotéis de...
Quinta Vale do Cruz
Barrô, Águeda
Garanta a sua estadia num ambiente vínico e numa quinta onde nenhum detalhe é esquecido.
  • Instituição
  • Desenvolvido por