Voltar

India - Mito, Sensualidade e Ficção

03 JAN 2013
No final do ano passado foi inaugurada uma nova sala de exposições na Aliança Vinhos de Portugal, em Sangalhos concelho de Anadia. O novo espaço abriu com a exposição 'Índia - Mito, Sensualidade e Ficção'.

Esta coleção que já esteve exposta no Sintra Museu de Arte Moderna, 'Índia - Mito, Sensualidade e Ficção' conta com a apresentação de três grandes grupos temáticos expositivos que têm na sua génese a cultura indiana.

O primeiro grupo expositivo corresponde a uma fotobiografia de Mahatma Gandhi  (Porbandar, 1869 - 1948) intitulada  'A minha vida é a minha mensagem'. Trata-se de uma exposição inédita em torno da figura do líder Indiano, considerado o pai da nação Indiana. Composta por cerca de 60 fotografias, escolhidas entre 25 000 que compõem os arquivos mais importantes sobre Gandhi, organizados pelo seu sobrinho Kanu Gandhi e pelo seu biógrafo Vithalbhai K. Jhaveri de Mumbai. O critério de selecção das fotografias foi o de abranger as ideias, os valores e as causas que Gandhi defendeu ao longo da sua vida, como a verdade, a resistência passiva (o Satyagraha), o vegetarianismo, a sobriedade, a humildade e a renúncia aos bens materiais.

Um segundo grupo expositivo apresenta a modernidade indiana através de uma família de artistas: Umrao Singh Sher-Gil, Amrita Sher-Gil, Vivan Sundaram e Navina Sundaram.
?Esta é a história de uma família indiana de artistas, ao longo de três gerações, estabelecendo a ligação entre os óleos de Amrita Sher-Gil, figura-chave da arte moderna da Índia, e as fotografias inovadoras e magníficas do seu pai, Umrao Singh Sher-Gil, considerado por muitos o fundador da fotografia indiana moderna. Por sua vez, a obra de ambos entrelaçasse com as fotomontagens e a obra de Vivan Sundaram, sobrinho de Amrita, neto de Umrao e um dos melhores artistas da cena artística indiana contemporânea?.

Um terceiro grupo expositivo pertencente à Colecção Berardo, composto por antiguidades decorativas Indianas, com referências ao imaginário popular e religioso Hindu (pequenas estatuetas, baixos relevos em madeira) e uma série de 60 fotografias documentais inéditas da autoria de Juan Bécquer, tiradas nos anos 50 e 60 e que nos revelam uma Índia mítica e monumental.

MORADA
Aliança - Vinhos de Portugal SA
Rua do Comércio, 444
3780-124 Sangalhos
Portugal

CONTACTO: Maria da Luz Silva
T:    234732045
F:    234732005
E:    maria.luz@alianca.pt
E:    undergroundmuseum@alianca.pt

Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Hotel As Américas
Glória, Aveiro
O Hotel as Américas é um Espaço com identidade própria, (Art Nouveau & Design). Onde a excelência dos serviços combinada com o Glamour e qualidade,...
Curia Clube - Apartamentos Turísticos
Tamengos, Anadia
Apartamentos turísticos para férias, habitação secundária bem no coração da Curia onde a tranquilidade predomina.
Alegre Hotel Bussaco
Luso, Mealhada
O Hotel Alegre é um boutique hotel histórico, familiar e intimista, localizado nas Termas de Luso, no sopé da romântica Mata do Buçaco, um refúgio de...
Hotel Astória
, Coimbra
O mais antigo, emblemático e central hotel de Coimbra, que proporciona uma estadia de forte carácter ao sabor do ambiente original dos Dourados e...
  • Instituição
  • Desenvolvido por