História
A presença humana no Concelho, encontra os seus mais remotos vestígios no Período Paleolítico. Contudo, é da época da presença dos Romanos na Península que têm surgido alguns valiosos e curiosos testemunhos, tais como o marco miliário, a imagem de bronze do Deus Mercúrio, de Casal Comba e as ruínas da ´Cidade das Areias´ na Vimieira.
O topónimo Mealhada surge-nos num documento da Época Medieval, no ano de 1288, o mais antigo de que há ?memória escrita?, conhecida até hoje.
Aspectos Diferenciadores
Todo o concelho é profícuo em paisagens naturais, tradições e património construído. Em cada uma das localidades é possível visitar os seus locais de culto religioso, as suas pequenas fontes e embrenharmo-nos no constante ambiente ainda bucólico das suas gentes.
Envolvida pela serra e pelas gândaras a Mealhada usufrui de uma situação geográfica particularmente feliz, beneficiando de um clima suave e agradável durante todo o ano, factor que favorece uma das suas vocações mais ancestrais: a hospitalidade, o acolhimento a todos aqueles que a procuram para poderem viver alguns dias de descanso, de reposição de energias, enfim, alguns dias "pertinho do paraíso".