História
Embora não existam elementos que nos conduzam a uma data certa da fundação de Cantanhede, há alguns importantes achados arqueológicos que dão conta da presença humana no território pelo menos no Paleolítico Médio, cujo terminus ocorre por volta de 30.000 a 28.000 a.C..
O topónimo Cantanhede vem da raiz celta "Cant", que significa "Pedra Grande", e relaciona-se com as pedreiras existentes na região. Daqui nasceu o primitivo "Cantonieti", mencionado na documentação dos séculos XI, XII e XIII também com as grafias "Cantoniedi", "Cantonidi", "Cantonetu". Foram seus donatários os Menezes, tendo sido D. Pedro de Menezes o Primeiro Conde de Cantanhede, título nobiliárquico criado por D. Afonso V por carta datada de 6 de Julho de 1479.
Aspectos Diferenciadores
Quem visita o Concelho de Cantanhede é confrontado com um vasto leque de experiências no contacto com uma natureza estimulante pela sua riqueza e diversidade ou na convivência com uma realidade sócio-cultural unificada em torno das referências e dos valores patrimoniais que consubstanciam as vivências peculiares das três regiões naturais que constituem o território: a Gândara, espraiada sobre o mar; a Bairrada, no interior, onde as estações do ano se contam pelo crescer da vinha; e o Baixo Mondego, a Sul, num vale contíguo às pedreiras da famosa Pedra de Ançã.