Voltar
Página Inicial Visitar Espaços Naturais Fundação Mata do Bussaco

Fundação Mata do Bussaco

Mealhada
Guardar

Fundação Mata do Bussaco

Mealhada
Apresentação

A Fundação Mata do Buçaco, criada pelo Decreto-Lei nº 120/2009 de 19 de Maio, é uma pessoa colectiva de direito privado e utilidade pública, criada pelo Estado, com participação da Câmara Municipal da Mealhada.

Horário

Horário de Verão
27 de Março > 30 Setembro
08H00 > 20H00

Horário de Inverno
1 de Outubro > 26 de Março
08H00 > 18H00

Convento Santa Cruz do Bussaco
Horário de Verão
10H00 > 13H00 / 14H00 > 18H00
Horário de Inverno
10H00 > 13H00 / 14H00 > 17H00

Aspetos Diferenciadores

Em termos florísticos, reúne uma das melhores coleções dendrológicas da Europa, com mais de 250 espécies de árvores e arbustos de todo o Mundo e inúmeros exemplares notáveis. Possui ainda uma mancha de floresta climácica, uma formação vegetal relíquia, que conserva as características típicas da floresta primitiva que existia na região, antes da ocupação humana. No que respeita à fauna, a Mata providencia alimento, abrigo e refúgio para mais de centena e meia de espécies de Vertebrados. Entre estas, encontram-se espécies de grande valor conservacionista, como endemismos ibéricos e espécies protegidas por legislação internacional. O valor natural da Mata do Buçaco enfatiza-se pelo facto de estar rodeada essencialmente por monoculturas de pinheiro-bravo e eucalipto, concentrando nos seus parcos 105 hectares uma riqueza biológica enorme. Constitui um verdadeiro oásis de biodiversidade, de importância fundamental para conservação da biodiversidade da região Centro do País.

História

Classificado como Imóvel de Interesse Público, o conjunto monumental do Buçaco mobiliza uma riqueza patrimonial de excepção. Ao núcleo central formado pelo Palace Hotel do Buçaco e pelo convento de Santa Cruz juntam-se as ermidas de habitação, as capelas de devoção e os Passos que compõem a Via Sacra, a Cerca com as Portas, o Museu Militar e o monumento comemorativo da Batalha do Buçaco, os cruzeiros, as fontes (saliente-se a Fonte Fria com a sua monumental escadaria) e as cisternas, os miradouros (o da Cruz Alta oferece vista privilegiada sobre toda a região entre Coimbra e a Serra do Caramulo) ou as casas.
Na posse do Bispado de Coimbra desde 1094, a Mata foi doada em 1628 pelo então bispo de Coimbra, D. João Manuel, à Ordem dos Carmelitas Descalços para a construção do seu ?Deserto? em Portugal. Iniciadas as obras em Agosto desse ano, a construção do convento e da sua cerca terminaria por 1630, altura em que começou a vida monástica regular.

O convento de Santa Cruz, construído n

Fundação Mata do Bussaco

Fundação Mata do Buçaco
Mata Nacional do Buçaco
3050-261 Luso

231937000 / 231937005
gabpresidencia@fmb.pt
http://www.fmb.pt
Obter direções

Localização

Mealhada