O barco moliceiro "Os Violas" foi doado ao Município de Vagos pelo filho do Ti João Violas, o Sr. Natalino Marques Estanqueiro, que o mandou construir, em 2022, para concretizar um sonho que tinha: homenagear o seu pai, João Violas, e o seu tio, Manuel Violas, e a sua história de vida ligada ao comércio de moliço.
Manuel dos Santos Marques e João Marques Estanqueiro eram irmãos e conhecidos por Manuel Violas e João Violas. Durante as décadas de 50 e 60 foram comerciantes de moliço.
Andavam embarcados e chegaram a ter 5 barcos moliceiros a apanhar e a fornecer-lhes moliço que vinha da Murtosa e da Torreira, que era transportado nos barcos e entregue nas Folsas Novas em Vagos.
Este moliço era por eles vendido para adubar as terras de cultura, com especial incidência para a zona sul do concelho de Vagos e para os concelhos de Cantanhede e Mira tendo uma camioneta a fazer as entregas do moliço.
Aos domingos, especialmente nos finais das missas, era o momento de receberem os pagamentos dos fornecimentos feitos e para receber mais encomendas.
O apelido "Os Violas" advém do facto destes irmãos terem um gosto especial por música, sendo autodidatas, e porque faziam habitualmente "farras", para alegrar a comunidade. O Ti Manuel Violas tocava violino, o Ti João Violas tocava guitarra.
O Barco Moliceiro “Os Violas”, que se encontra atracado junto a Ponte de Fareja, já está a navegar ao longo do Rio Boco!
Durante a viagem, será possível conhecer um pouco mais sobre a história dos barcos moliceiros em Vagos e a sua ligação ao Rio Boco, e desfrutar da paisagem de elevado valor natural, integrada na Zona de Proteção Especial e Zona Especial de Conservação da Ria de Aveiro (Rede Natura 2000), conhecendo, de perto, a flora e fauna que aqui se encontra. Ao longo da viagem será possível saber mais sobre alguns pontos de interesse como a Ponte de Fareja e o Cais das Folsas Novas.
Ler mais