O traçado do Percurso Natura Rio Boco (PR3 – Vagos) explora, ao longo de 6,3 km, o local de elevado valor natural, a Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro, onde se destaca a presença de avifauna e flora únicas deste território. Apesar de ser um percurso linear, o mesmo tem ligação ao PR4 "Trilho Levadas das Azenhas".
Neste percurso, integrado na Zona de Proteção Especial e Zona Especial de Conservação da Ria de Aveiro, da Rede Natura 2000, convidamo-lo a descobrir a história e o património natural e histórico, ao longo do rio Boco. Dos ancestrais moliceiros e a sua atividade à impressionante avifauna, ao longo deste percurso, será convidado a conhecer a forte relação entre a atividade humana e a sustentabilidade deste habitat único e protegido, a Ria de Aveiro.
Este é um percurso linear que atravessa o Parque Municipal Quinta do Ega e o leva a percorrer as margens do rio Boco, cruzando o rio pela ponte pedonal de Fareja.
Já na outra margem do rio, o percurso acompanha a Grande Rota da Ria de Aveiro, por caminhos rurais, sempre com vistas sobre o rio Boco. Apesar de ser um percurso linear, de ida e volta, funciona também como ligação ao PR4 "Trilho Levadas das Azenhas", permitindo-lhe percorrer um pouco mais deste vale e descobrir o interessante património de levadas e azenhas ancestrais da Aldeia do Boco. Ao longo de todo o percurso poderá aproveitar para relaxar e fazer observação de algumas espécies de aves e flora únicas deste território.